Evento

Introdução à Inteligência Estratégica

Alcance

Nacional

Carga Horária

40 horas

Modalidade

Presencial

Público Alvo

Servidores públicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lotados na SDA e em SFAs RR, RO, MS e MT indicados pela CGIE.


Pré-requisitos


Objetivo Geral

Prover, por meio de embasamento conceitual, teórico e prático, a instrumentalização de 15 (quinze) servidores da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que integrarão o Núcleo de Inteligência Estratégica, como coordenadores, em metodologias doutrinárias de Inteligência estratégica.


Objetivo Específico

¿Especializar profissionais de qualquer formação superior, aprofundando conhecimentos no tocante à análise e à gestão da realidade estratégica conjuntural com vistas à tomada de decisões estratégicas;

¿ Habilitar profissionais para o início do exercício de funções de direção e assessoria em assuntos de natureza estratégica no campo da defesa agropecuária;

¿ Iniciar o desenvolvimento de conhecimentos em aspectos de sustentação à tomada de decisões estratégicas em defesa agropecuária, com suporte em metodologias de Inteligência;

¿ Conhecer a Metodologia de Inteligência como ferramenta estratégica; 

¿ Conscientizar para a importância que os estudos do futuro têm para o planejamento de políticas e estratégias no mundo contemporâneo.

¿ Conhecer metodologias de Contrainteligência voltadas à proteção de informações e conhecimentos estratégicos.

¿ Desenvolver conhecimentos essenciais ao manejo de crises estratégicas.

¿ Iniciar o desenvolvimento de visão estratégica e de caráter prospectivo.

¿ Formar coordenadores para iniciar a implantação do Núcleo de Inteligência Estratégica do SIEDA.


Conteúdo Programático

DIAS

DISCIPLINAS

EMENTA

CARGA HORÁRIA

Fundamentos Teóricos da Inteligência

História aplicada da inteligência. As informações e os fundamentos do planejamento estratégico. Política e estratégia aplicadas aos propósitos da SDA/MAPA. A Inteligência como processo. Variáveis do Ambiente Conjuntural. Conceitos Básicos e Segmentos Modernos da Inteligência. Técnicas Prospectivas.

10 h/a

Análise de Inteligência

Aspectos Doutrinários do Conhecimento de Inteligência. Validação das Fontes de Da-dos. Atribuição de Grau de Credibilidade ao Conteúdo. Metodologia de Produção de Conhecimentos de Inteligência. Metodologias de Análise de Inteligência. Lógica. Produtos da Atividade de Inteligência aplicáveis à SDA/MAPA. Formalização e Difusão.

10 h/a

Inteligência Estratégica

Conceitos e aplicabilidade. Análise de Conjunturas Estratégicas. Planejamento de Inte-ligência Estratégica. Temas Estratégicos Contemporâneos. Sistemas de Inteligência Estratégica. O SIEDA.

10 h/a

Contrainteligência. Proteção do conhecimento sensível,

As Técnicas Operacionais. ContraInteligência Estratégica e Contra-Inteligência Competitiva. Contra-Espionagem Organizacional. Contra-Inteligência e Segurança Orgânica. Proteção do Conhecimento. Inteligência Aplicada ao Gerenciamento de Crises no campo da defesa agropecuária. Negociação baseada em Informações.

10 h/a

Uso da Tecnologias pela Inteligência

Sistemas de informações gerenciais. Gestão do conhecimento (SINFO) . Valor estratégico das novas tecnologias.

10 h/a


Observação

TURMA EXCLUSIVA.

AS INSCRIÇÕES NÃO SERÃO REALIZADAS PELA ENAGRO.

Turmas Disponíveis


Descrição Período de Inscrição Período de Realização Localização de Realização
01 01/11 a 02/11 03/12 a 07/12 Brasília/DF, na Enagro SIA