É um conjunto de unidades agrícolas independentes entre si, instaladas pelo INCRA, originalmente existia um imóvel rural que pertencia a um único proprietário. Cada unidade, chamada parcelas, lotes ou glebas é entregue pelo INCRA a uma família sem condições econômicas para adquirir um imóvel rural. Fonte: site do INCRA.
É a criação de novas unidades de produção agrícola, por meio de políticas governamentais, visando o reordenamento do uso da terra, ou a busca de novos padrões sociais na organização do processo de produção agrícola: projetos de colonização; reassentamento de populações atingidas por barragens; planos estaduais de valorização das terras públicas e de regularização possessória; programas de reforma agrária e criação de reservas extrativistas. Fonte: Livro - O que são assentamentos rurais - Ed. Brasiliense.
Projeto de Assentamento - consiste num conjunto de ações, em áreas destinada à reforma agrária, planejadas de natureza interdisciplinar e multisetorial integradas ao desenvolvimento territorial e regional, definidas com base em diagnósticos precisos acerca do público beneficiário e das áreas a serem trabalhadas, orientadas para utilização racional dos espaços físicos e dos recursos naturais existentes, objetivando a implementação dos sistemas de vivência e produção sustentáveis, na perspectiva do cumprimento da função social da terra e da promoção econômica, social e cultural do trabalhador rural e de seus familiares.