Thesaurus Agrícola Nacional

Assentamento

Nota de escopo

É um conjunto de unidades agrícolas independentes entre si, instaladas pelo INCRA, originalmente existia um imóvel rural que pertencia a um único proprietário. Cada unidade, chamada parcelas, lotes ou glebas  é entregue pelo INCRA a uma família sem condições econômicas para adquirir um imóvel rural. Fonte: site do INCRA.

É a criação de novas unidades de produção agrícola, por meio de políticas governamentais, visando o reordenamento do uso da  terra, ou a busca de novos padrões sociais na organização do processo de produção agrícola: projetos de colonização; reassentamento de populações atingidas por barragens; planos estaduais de valorização das terras públicas e de regularização possessória; programas de reforma agrária e criação de reservas extrativistas. Fonte: Livro - O que são assentamentos rurais - Ed. Brasiliense.

Projeto de Assentamento - consiste num conjunto de ações, em áreas destinada à reforma agrária, planejadas de natureza interdisciplinar e multisetorial integradas ao desenvolvimento territorial e regional, definidas com base em diagnósticos precisos acerca do público  beneficiário e das áreas a serem trabalhadas, orientadas para utilização racional dos espaços físicos e dos recursos naturais existentes, objetivando a implementação dos sistemas de vivência e produção sustentáveis, na perspectiva do cumprimento da função social da terra e da promoção econômica, social e cultural do trabalhador rural e de seus familiares.

Data de criação
15-Abr-2011
Termo aceito
15-Abr-2011
Términos descendentes
0
Términos específicos
0
Términos alternativos
1
Termos relacionados
7
Notas
1
Metadatos
Busca
  • Buscar Assentamento  (Wikipedia)
  • Buscar Assentamento  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Assentamento  (Google scholar)
  • Buscar Assentamento  (Google images)
  • Buscar Assentamento  (Google books)